quinta-feira, 30 de abril de 2015

FRANCESINHA, o sabor do Porto - Portugal

Solicite seu orçamento: seupratorj@gmail.com / (21) 971-849-769.

Parcele seu evento em até 10x


FRANCESINHA, O SABOR DO PORTO

Portugal é famoso no Brasil por seus pratos com bacalhau, mas estes não são os únicos pratos típicos do país. Quem visita o Porto não pode deixar de provar a “Francesinha”, considerada pelo AOL Travel um dos 10 melhores sanduíches do planeta em 2011.

O prato, extremamente calórico e levemente apimentado, é consumido em lanchonetes e restaurantes de praticamente todo o norte de Portugal e até mesmo em algumas localidades da Galícia, mas no Porto é que se encontram as melhores amostras da iguaria.

Segundo a lenda, um sanduíche com vários tipos de carne e uma quantidade assombrosa de queijo era consumido pelas tropas napoleônicas que invadiram Portugal no início do século XIX, e posteriormente os locais teriam inserido o ingrediente faltante: o molho. No entanto, a história mais provável e aceita é que Daniel David Silva, antigo cozinheiro do restaurante “A Regaleira”, inventou este prato através de uma adaptação das torradas francesas, ou croque-monsier, na década de 1950.

Há boatos de que o nome se origina dos hábitos, por assim dizer, inapropriados para a cultura tradicional portuguesa da época. David Silva seria um grande apreciador das mulheres. Porém, as portuguesas da época eram muito reservadas, e devido a isto o cozinheiro teria criado um prato apimentado para aquecer o coração e os estômagos dos rapazes portugueses, homenageando aquelas que seriam, na opinião do criador das francesinhas, as mulheres mais quentes da Europa.

Lendas, boatos e histórias a parte, a Francesinha é um prato sem igual, e refeição obrigatória em sua próxima passagem pela península ibérica. Pessoalmente, recomendo prova-las no restaurante Santiago, em frente ao Coliseu do Porto, ou n’A Regaleira, restaurante onde o prato foi criado e que continua aberto na rua do Bonjardim.  Mas se você não está com tempo (ou dinheiro) para ir a Portugal e ainda assim ficou com água na boca com as imagens e história da francesinha, aí vai a receita!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário